Toda a atividade turística é cultural. Quando um visitante chega a um destino turístico, ele entra em contato com uma cultura diferente da qual pertence. Ainda que a motivação da viagem seja lazer, negócios, ou outra que não esteja explicitamente relacionada a essa segmentação do turismo, são estabelecidas interações entre o visitante e a cultura local. Entretanto, academicamente faz-se necessária essa distinção. Dessa forma, o Ministério do Turismo - Mtur define turismo cultural como "as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura."
A relação entre o turismo e a cultura deve priorizar, através do uso turístico e sustentável dos bens culturais, a valorização e manutenção do patrimônio cultural, e o fortalecimento da identidade da população local.
Os principais atrativos do Turismo Cultural, de acordo com o Mtur, são os centros históricos e os quilombos, arquitetura, obras de arte, museus e casas de cultura, festas e celebrações locais, gastronomia típica, artesanato, música, dança, teatro, feiras e mercados tradicionais, exposições e feiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário