quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A importância do Cerimonial e Etiqueta

O Cerimonial e a Etiqueta são ferramentas fundamentais nos dias de hoje. Eles servem como linguagem de comunicação especifica. Não utilizam palavras, mas atitudes orientadas por um conjunto de regras e normas protocolares, frente a um mundo globalizado. Entre as finalidades do Cerimonial e da Etiqueta está a de se evitar gafes e crises de insegurança. O Cerimonial é universal e imprescindível no relacionamento entre povos.
           
 Na historia do surgimento do Cerimonial, considera-se a China como a primeira nação a valorizar a sua utilização, aproximadamente no século XII a.C. Além dos chineses, os egípcios realizavam cerimônias diariamente, cumprindo procedimentos obrigatórios na sua cultura, e no ato da cerimônia, destacavam os soberanos. Grécia e Roma ajudaram na valorização do cerimonial, contribuindo através de seus costumes. A Igreja Católica também teve um papel importante nessa história, devido a procedimentos e regras de conduta obedecidos por várias nações, quando da visita papal. As cerimônias gregas e romanas atravessaram o tempo, influenciando o ocidente, nos aspectos jurídico e social.
           
O Cerimonial é responsável por organizar e planejar, seguindo um roteiro e normas de conduta. Ele cuida das precedências das autoridades, dos trajes, do menu, da decoração e escolha do local do evento, da elaboração e envio da lista de convidados, da recepção das autoridades, convidados e anfitriões, alem de auxiliar o mestre de cerimônias. No Brasil, para a realização de uma cerimônia, devem ser observadas as normas de Cerimonial Público da República Federativa do Brasil e Ordem Geral de Precedência imposta pelo Decreto N° 70274, de 09 de março de 1972, que consagram os usos e costumes internacionais vigentes e aceitos sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário