quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Inhotim

Um museu a céu aberto repleto de um grande acervo de obras de arte, distribuídas por um belo jardim botânico, em uma área de 97 hectares. Assim é Inhotim, localizado no município de Brumadinho, em Minas Gerais.

O local abriga mais de 500 obras de arte contemporânea de renomados artistas nacionais e internacionais. As obras podem ser vistas em galerias temporárias ou permanentes. O museu proporciona aos artistas realizarem grandes obras em seu extenso parque, fato que o diferencia de outros museus.

No Jardim Botânico de Inhotim podem ser encontradas espécies vegetais raras, cinco lagos e reserva de mata preservada. Há diversas coleções botânicas, destacando-se a de Aráceas, orquídeas da espécie Vanda, e uma das maiores coleções de palmeiras do mundo. O paisagismo inicialmente foi influenciado por Burle Marx. Atualmente os projetos botânicos e paisagísticos são desenvolvidos em parceria com órgãos governamentais e privados. O Instituto Inhotim, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, desenvolve pesquisas na área ambiental.

Em Inhotim existem projetos voltados para o desenvolvimento socioeconômico de Brumadinho e região, os quais mobilizam crianças, jovens e adultos. Têm sido estabelecidas parcerias com empresários da região a fim de incrementar e estimular a economia local. Também existem diversos projetos desenvolvidos em parceria com o poder público.

Para a entrada o valor cobrado é de R$ 16,00. Há várias opções de locais a se visitar, podendo o visitante escolher o que deseja conhecer, qual percurso quer fazer. Não existem roteiros pré-definidos, e as possibilidades de trajetos são múltiplas.

Inhotim é um ótimo local para ser visitado. Disponibiliza aos visitantes uma ótima estrutura, com banheiros limpos, segurança, estacionamento, bons restaurantes, vários serviços que facilitam a visitação e permitem a inclusão de pessoas com necessidades especiais. O museu está inserido em um terreno imenso, onde aos poucos são incorporadas novas galerias e novos acervos. É um local de extremo valor não só para quem deseja observar as obras expostas, como também para aqueles que querem estar em contato com a natureza.












Nenhum comentário:

Postar um comentário