quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Parque Municipal de BH: História, cultura, descanso e lazer no centro de BH

O Parque Municipal de Belo Horizonte é uma ampla área verde no centro da cidade, e atualmente abriga uma área de 182 mil m², onde pode ser encontrada uma diversificada flora e fauna, além de pistas de cooper, brinquedos para crianças, orquidário, diversas nascentes, áreas para descanso, e o Teatro Francisco Nunes. O parque também é palco de várias manifestações culturais, como concertos, shows, etc.

Ele foi inaugurado em 1897, antes mesmo da própria capital de mineira. Antes de ser implantado, havia uma chácara no local, que serviu de moradia para o arquiteto paisagista francês, Paul Villon (responsável por projetar o parque), e para o engenheiro encarregado de construir a nova capital mineira, Aarão Reis. Posteriormente, por volta de 1924, o então governador do Estado, Olegário Maciel, também decidiu residir no Parque Municipal até o final de sua gestão.

Originalmente o Parque Municipal detinha uma área de 555   mil m², no entanto, ao longo dos anos perdeu boa parte de sua área para diversas construções no seu entorno, como a Faculdade de Medicina da UFMG, o Palácio das Artes, a Fundação Hemominas, e o Hospital Semper. No século XX, o Parque se tornou referência para a realização de eventos em BH.

Muitas pessoas consideram o Parque Municipal como um pulmão da grande Belo Horizonte. Em meio a tanto movimento, poluição e barulho dos veículos no centro da cidade, entrar no parque significa poder usufruir de um local verde, tranquilo e sossegado, bem no centro de BH.


Nenhum comentário:

Postar um comentário