quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ecoturismo em Bonito

O ecoturismo é baseado na necessidade do homem ter contato com o meio natural, retornando à natureza, podendo realizar atividades ao ar livre, desligando-se do stress, e vivenciando aventuras que ele não poderia realizar, se estivesse no meio urbano. Bonito, cidade localizada no Mato Grosso do Sul, é uma região belíssima, que tem como atividade o ecoturismo. Há vários atrativos, como grutas, cavernas, e lagos de água cristalina, que ao longo dos anos têm sido moldados pela própria natureza.

Como se sabe, há algumas décadas o homem considerava a natureza como algo no qual ele não estava inserido, por viver no meio urbano. Tinha consciência apenas de que deveria preservá-la. Anos depois, o homem percebeu que o conceito deveria ser mais profundo, pois reconheceu que ele fazia parte dessa natureza, e por isso deveria conservá-la. Quando Bonito surgiu como destino turístico voltado para o ecoturismo, já existia evidenciada a preocupação do homem em preservar e conservar o meio ambiente. Assim, existem várias atividades voltadas para o ecoturismo, as quais exibem um plano que visa minimizar os impactos ambientais.

A atividade turística precisa de um planejamento estratégico, sendo importante segmentar e controlar o número de visitantes, de forma que mantenha conservado o meio onde ela é realizada. Existe também a necessidade de guias que conheçam a localidade, e tenham sempre algo a acrescentar ao visitante. Em Bonito há acompanhamento de guias nas diversas atividades que são realizadas, além disso, também foi estipulado um limite diário de visitas. Atividades como um mergulho no rio são realizadas preocupando-se em não tocar o solo, para que as águas não se tornem turvas. Foram construídas plataformas ao longo dos rios para que, quem pratica essa atividade, e se cansa no caminho, possa descansar, sem tocar o chão, e são oferecidas aos visitantes roupas especificas para mergulho. As trilhas foram feitas delimitando a área onde o turista pode ir, para não degradar o ambiente. Há lixeiras e placas informativas.  Dessa forma, o impacto causado é mínimo.

Outro dado importante é a geração de divisas que o turismo deve trazer para a comunidade local, e não só para um ou outro empreendedor. A atividade turística em Bonito se desenvolveu de forma que tanto empreendedores, guias, agencias e Prefeitura sejam beneficiados pela geração de divisas. Existe um voucher que é obrigatorio ao turista, e deve ser entregado a uma agencia. Assim, um guia acompanhará esse visitante.

O local é lindo, repleto de belezas naturais, que começaram a ser moldadas há 600 milhões de anos, através do subsolo de rocha calcária, pura e solúvel em água. Existem mais de trinta atrativos no local, como passeios de bote, de cavalo, trilhas, esportes de aventura, entradas em grutas, cavernas, jardins aquáticos e cachoeiras. Há varias espécies de peixes na região, como dourados, piraputangas, pintados e lambaris.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário